domingo, 29 de junho de 2014

Balé Popular de Passa e Fica participou Da 97ª edição da Assembleia da AL Cultural

Forró pé de serra e Balé Popular de Passa e Fica marcam São João da AL Cultural



A 97ª edição da Assembleia Cultural transformou o Salão de Eventos da Casa num grande festejo junino. A primeira atração a subir ao palco, o Balé Popular Terras Potiguares, do município de Passa e Fica, arrancou aplausos entusiasmados do público enquanto desenvolvia suas coreografias. O grupo já conquistou o título de melhor Grupo Parafolclórico do RN, durante a Fiart, em 2012.


Antes de subir ao palco, as dançarinas Jéssica Cabral, 13, e Aline Padilha, 15, falaram sobre a emoção de participar do grupo e estar se apresentando na capital em pleno período junino. “Estou na expectativa desta apresentação”, disse Aline, que há um ano integra o balé. Jéssica, que ingressou no balé este ano, adora dançar e estava ansiosa pelo início da apresentação. José Josean Silva, 28, que é dançarino desde o princípio, elogiou o projeto Assembleia Cultural por prestigiar os artistas potiguares, divulgando o talento de cantores, músicos e artistas há 11 anos. “É uma ótima oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho, pois estamos no interior”, disse.


Recentemente o Balé Popular Terras Potiguares se apresentou em Monte das Gameleiras e Campestre, mas apesar do pouco tempo de formação – quatro anos – o balé já rompeu as fronteiras do Estado, mostrando seu trabalho em grandes festivais da Paraíba, Pernambuco, Ceará e São Paulo.

O grupo conta com 35 componentes, na faixa dos 13 aos 25 anos, e as sequências folclóricas de sua apresentação incluem dança, música e teatro. O prefeito Pedro Augusto Lisboa, o Pepeu, prestigiou a apresentação. “Investir na cultura é resgatar a alma do povo”, disse em entrevista à TV Assembleia, que transmite o evento ao vivo para todo o RN (canais 9, na Cabo e 50 em UHF) e depois em reprises.

Na sequência da apresentação, os bailarinos mostraram O Pastoril, A puxada de rede, Festejo junino, Sequência de danças praieiras (coco de roda, zambê, coco de cacete, maneiro o pa e cirandas), Sequência nordestina de danças de salão, Rei congo do RN e Auto do Boi de Reis.

Forró de raiz

A segunda atração da noite, a banda Balai de Gato, lotou o salão com casais dançando ao som de um repertório do autêntico “arrasta-pé”: sucessos de Flávio José, Luiz Gonzaga, Fagner e outros resgatando as festas juninas de outrora. A banda é natalense e começou suas apresentações em 2006, numa brincadeira entre amigos.

O sanfoneiro Brenner Lima, 20, filho do triangueiro Jackson Lima, ressaltou a admiração pelo AL Cultural, “por valorizar a cultura do RN”. Desde 2012 ele faz parte do Balai, que também é composto por Otacílio Neto (zabumba), Jackson Lima (triângulo) e Ribamar Nogueira (contrabaixo e vocal).

Exposição Fotográfica

Em paralelo às apresentações, a 97ª AL Cultural também incluiu a exposição fotográfica Cenário Nordestino, do fotógrafo Aldair Dantas. Ele atua na área de comunicação há mais de 20 anos – em paralelo às atividades como fotógrafo, é atualmente repórter cinematográfico da TV Assembleia. Aldair trouxe como convidados os colegas Canindé Soares e Valmir Queiroz.

Como repórter cinematográfico, Aldair atuou nas TVs Ponta Negra e Sim TV. Em fotografia, trabalhou no jornal Tribuna do Norte e sua série sobre a seca no Nordeste, um dos temas da exposição, ganhou repercussão nacional.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS ABAIXO



 
VEJA MAIS IMAGEM CLICANDO AQUI


Fonte: al.rn

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para nos ajudar!!!